Mudar nome da pasta Desktop no Linux

Um dia desses um amigo veio com um problema: ele tinha apagado a pasta Desktop e então o Gnome estava mostrando a pasta home como área de trabalho.

Depois de pesquisar um pouco encontrei a solução para o problema:
  • Recrie a pasta Desktop (ou com o nome que você quiser), dentro da pasta home.
  • Edite o arquivo ~/.config/user-dirs.dirs
  • O Conteúdo desse arquivo é parecido com:
XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/"
XDG_DOWNLOAD_DIR="$HOME/"
XDG_TEMPLATES_DIR="$HOME/"
XDG_PUBLICSHARE_DIR="$HOME/"
XDG_DOCUMENTS_DIR="$HOME/Documentos"
XDG_MUSIC_DIR="$HOME/Músicas"
XDG_PICTURES_DIR="$HOME/Imagens"
XDG_VIDEOS_DIR="$HOME/Vídeos"
  • Modifique a primeira linha para:
XDG_DESKTOP_DIR="$HOME/Desktop"
  • Execute o programa gconf-editor.
  • Naveque através de "/apps/nautilus/preferences" e desmarque as chaves "desktop_is_home_dir" e "show_desktop" e marque a chave "show_desktop" novamente.
Pronto isso resolveu o problema do meu amigo. Tomara que resolva o seu também :)

2 comentários:

Pedro Henrique disse...

Pow cara isso aconteceu comigo pq após a instalação do Gnome foi criada a pasta "Área de Trabalho" como Desktop e eu estou acostumado a usar com o nome Desktop por isso mudei o nome e percebi que meu home é que tinha ido pro Desktop.
Vlw

Anônimo disse...

Excelente, me ajudou bastante. Estava cansado de digitar "Desktop" em maiúscula no terminal. Valeu.